Thursday, November 6, 2014

Propriedades emergentes

Talvez um dos conceito mais importantes na ciência moderna seja o conceito de comportamento e propriedade emergente, dois temos usados de forma quase similar, mas de acordo com interpretação minha, ou pouco diferente. 
Como destacado por alguns cientistas modernos, a nossa engenharia não está preparada para desenha sistemas baseados em propriedades emergentes, em muitos casos essas são eliminadas ou mesmo vistas como "fantasmas". é muito provável que a problemática seja a falta de literatura tratando o assunto de forma simples e geral. O termo pode ser encontrado em livros diversos, mas principalmente em sistemas complexos, redes complexas, biologia sistêmica, e inteligência computacional. Recentemente fui pego de surpresa na revisão de um trabalho, o mesmo que foi usado como motivação para  criar este blog, o revisores pediram que eu falasse mais de propriedades emergentes, dado a importância do termo. Talvez a forma mais simples de defini-la seja: propriedades emergentes é qualquer propriedade de um sistema que surge da interação. Sendo assim, propriedades emergentes pode ser visto como calor em termodinâmica. Um exemplo interessante segue abaixo, no qual temos um conjunto de tartarugas que interagem, Estas são dotadas de regras simples, mas nenhuma definição do que fazer, um círculo é criado.
" Each turtle follows two simple rules: (1) it tries to keep a certain distance from each of its two "neighbors", and (2) it gently "repels" the group as a whole, trying to move away from the other turtles. With these two rules, the turtles arrange themselves into a circle." (StarLogo, http://education.mit.edu/starlogo/). 
Um outro exemplo pode ser citado de um trabalho desenvolvido por mim e parceria em 2009 para a primeira escola luso brasileira de computação evolutiva. A ideia era usar análise de componentes principais (acp) em computação evolutiva. Os "indivíduos" são capazes de achar os eixos principais somente com regras simples, sobreviver e mutação. ACP é uma ferramenta matemática bem definida: calcule a matriz de correlação e os autovetores e autovalores. Similar resultado pode ser feito usando redes neurais, que é um outro exemplo de propriedades emergentes em ação.
Vetores em coordenadas polares para o início, neste gráfico somente a direção dos indivíduos importa. 
Fonte: Simulações por Jorge Guerra Pires 2009    

Vetores em coordenadas polares para tempo intermediário, neste gráfico somente a direção dos indivíduos importa.  
Fonte: Simulações por Jorge Guerra Pires 2009   






tartarugas desenham um círculo sem necessariamente haver uma definição de círculo.
Fonte: http://education.mit.edu/starlogo/


Evolução de indivíduos em algoritmo genético
Fonte: Simulações por Jorge Guerra Pires 2009




No comments:

Post a Comment